Fornelo e Vairão

 

 

    Junta de freguesia

 

 

 

 

 





A freguesia de S. Martinho de "Fornelo" é de remota antiguidade, como se infere de uma doação feita ao Mosteiro de Vairão, pelos Irmãos Rosário e Emílio, no ano de 974.

Pertence ao concelho de Vila do Conde desde a Divisão Administrativa de 6 de Novembro de 1836 e dista cerca de 11 km da sede do concelho.

Eclsiasticamente obedece à Diocese do Porto.

Faz parte da União das Freguesias de Fornelo e Vairão desde 2013.

Padroeiro: S. Martinho



 

 

Museu Agrícola

 

 

 

 

 

 

A freguesia de S. Salvador de "Vairão" é terra antiquissíma, como prova a existência do Convento já no ano de 974, altura em que Romário e sua irmã Emilo doaram a Domitria, e ao seu mosteiro duplex (frades e freiras) a igreja que possuíam na Vila Valeriani. É desta Vila Romana - Veleriani, que lhe advém o topónimo VAIRÃO.

A igreja de S. João do extinto convento está classificada como Monumento Nacional.

Aproveitou Foral da Maia, dado pelo rei D. Manuel em 1519.

Pertence ao concelho de Vila do Conde, desde a Divisão Administrativa de 6 Novembro de 1836 e dista da sede cerca de 7 km.

No palacete do antigo Barão do rio Ave - Bento Rodrigues de Sousa. Estão instalados serviços da Direcção-Geral de Agricultura do Entre-Douro e Minho e um magnífico Museu Agrícola, premiado pela Unesco em 1991 em primeiro lugar, entre os Museus da especialidade.

Faz parte da União das Freguesias de Fornelo e Vairão desde 2013.

Padroeiro: S. Salvador

As fotograficas e textos das freguesias são publicados, in "Páginas Verdes - Vila do Conde" de Maio de 93