Malta e Canidelo 

 

 

Largo de Santa Apolónia

 

 

 

 

 

 



A freguesia de Santa Cristina de "Malta", nem sempre teve este nome. Na verdade só a partir de 1683 é que se consumou a designação, pois que, no catálogodos Bispos do Porto de 1623, ainda se lê o seu antiquíssimo topónimo - Santa Cristina de Cornes. O documento mais antigo que se conhece data do ano de 1097 e é um título de bens imóveis sitos na Vila Cornias.

Este nome nunca agradou aos habitantes desta linda terra, ainda que se saiba derivar, por certo, do latim Cornus, que era uma pequena árvore frutífera. Por a palavra se prestar a equívicos, o abade frei Manuel da Costa, que paroquiou a freguesia entre 1683 3 1710, foi o primeiro a usar o seu actual nome de Santa Cristina de Malta, aproveitando o facto de ser abadia da Ordem de Malta.

Pertence ao concelho de Vila do Conde, pelo Decreto de 24 de Outubro de 1855 e dista da sede cerca de 9 km. Deve obdiência eclesiástica à Diocese do Porto.

Faz parte da União das Freguesias de Malta e Canidelo desde 2013.

Padroeiro: Sta. Cristina



 

 

  

 

   Vivenda do principio do século

 

 

 

 

 

 





A referência mais antiga que se conhece à freguesia de S. Pedro de "Canidelo", é a das Inquirições de D. Afonso III, 1258. É, porém terra muito antiga como prova a descoberta da Necrópole.

A casa do Poço, no lugar do mesmo nome, foi mandada construir por fernão Vasques da Cunha, donatário dos Reguengos da Maia entre 1440 e 1442. Foi pároco, durante largos anos, desta linda freguesia, o distinto arqueólogo - Padre Manuel Domingues de Sousa Maia - que publicou na revista "Portugália", um importante trabalho sobre a descoberta da Necrópole de Canidelo.

Eclesiásticamente pertence à Diocese do Porto.

Pertence ao concelho de Vila do Conde desde a Divisão Administrativa de 6 de Novembro de 1836 e dista da sede do concelho 12 km.

Faz parte da União das Freguesias de Malta e Canidelo desde 2013.

Padroeiro: S. Pedro

As fotograficas e textos das freguesias são publicados, in "Páginas Verdes - Vila do Conde" de Maio de 93