![]()
Retorta e Tougues
Capela de Stº Luzia
O documento mais antigo que se conhece, referente à freguesia de Santa Marinha de "Retorta", é datado do ano de 1008 e trata da venda de uns prédios rústicos que fez Arias e sua mulher Eilleuba a Gudesteu e mulher Otrocia. Porém a sua antiguidade é bem maior como o comprova a existência dos Castro. Este monumento arqueológico sofreu uma pequena exploração, da qual resultou o aparecimento de uns vidros que fazem parte do espólio do Museu Martins Sarmento em Guimarães.
Pertence ao concelho de Vila do Conde desde a Divisão Administrativa de 6 de Novembro de 1836 e dista da sede cerca de 2km.
Foi o 1º Barão de Retorta o fidalgo da casa real - Domingos Miguel da Cunha Velho Sotto Maior de Azevedo Melo Távora de Albergaria e Castro - homem de grande fortuna e que veio a falecer em Braga em precária situação económica.
É tradição popular que o poema " O Melro", do livro "A Velhice do Padre Eterno", teria sido escrito ou congeminado por Guerra Junqueiro, num banco do passal da igreja desta linda freguesia.
Faz parte da União das Freguesias de Retorta e Tougues desde 2013.
Padroeiro: S. Marinho
Capela do Senhor do Padrão
O mais antigo documento conhecido que refere a freguesia de S. Vicente de "Tougues", é uma escritura, do antigo convento de Moreira, datada do ano 1067 e que diz a que a Vila do Retorta fica situada entre a Vila de Tougues e a de Pindelo (actual freguesia de Árvore).
Aproveitou Foral da Maia, dado pelo rei D. Manuel em 1519.
Foi anexada ao concelho de Vila do Conde pela Divisão Administrativa de 6 de Novembro de 1836, eclesiásticamente é da Diocese do Porto e dista da sede do concelho cerca de 6 km.
Reza uma antiga lenda que a capela do Senhor do Padrão foi mandada erigir em virtude de um milagre: os mouros avançavam para o norte e ao chegarem a este local viram-se impedidos de continuar, por nenhuma causa natural, mas antes Divina.
Faz parte da União das Freguesias de Retorta e Tougues desde 2013.
Padroeiro: S. Vicente
As fotograficas e textos das freguesias são publicados, in "Páginas Verdes - Vila do Conde" de Maio de 93