![]()
Rio Mau e Arcos
Igreja Romância
A freguesia de S. Cristovão de "Rio Mau", situada na margem direita do rio Este, acerca de 2 km da confluência do rio Ave, orgulha-se de possuir um Monumento Nacional - a igreja de S. Cristovão, em estilo românico, que ostenta a mais antiga representação iconográfica de uma embarcação lavrada na pedra. Este templo é de grande antiguidade, como se depreende da doação feita por Pala Pais, de certos bens que possuía em Pauli, ao abade Oduaris e ao monge Ordonho, no já distante ano de 1103. Este pequeno ascetério, por dificuldades económicas e pela proximidade do Mosteiro de S. Simão da Junqueira de maiores dimensões e mais pingues rendas, foi este anexado no ano de 1443.
Pertence ao concelho de Vila do Conde, pelo Decreto de 31 de Dezembro de 1853 e dista da sede cerca de 9,5 km.
De entre os filhos mais ilustres, destacamos a personagem do Contra-Almirante da Marinha de Guerra Portuguesa - Apolino Gomes da Silva Rodrigues, falecido em 20 de Julho de 1934.
Faz parte da União das Freguesias de Rio Mau e Arcos desde 2013.
Padroeiro: S. Cristovão
Ponte Românica
A freguesia de São Miguel de "ARCOS" está situada a norte do rio Ave, pertence ao concelho de Vila do Conde, desde 1836. Eclesiásticamente deve obediência à Arquidiocese de Braga; fica distante da sede do concelho, cerca de 9 km.
É conhecido dos arqueólogos o Castro de Argifonsi, doado por Froila Crescones ao Bispo D. Pedro (1078-1091) e, infelizmente, inexplorado.
Como ex-librís apresenta a sua Ponte Romância e de entre os seus filhos mais ilustres destaca-se D. António Bento Júnior, sagrado Arcebispo de Braga em 4 de Abril de 1933 e falecido em 19 de Agosto de 1963.
Encostada ao rio Este, afluente do Ave, oferece ao visitante belos panoramas, como o que se pode admirar do Monte do Castelo.
Faz parte da União das Freguesias de Rio Mau e Arcos desde 2013.
Padroeiro: S. Miguel
As fotograficas e textos das freguesias são publicados, in "Páginas Verdes - Vila do Conde" de Maio de 93