PLANO DE ACTIVIDADADES PARA O ANO 2005


Caros Associados,

Nos dias que correm, planificar e orçamentar para um ano, particularmente quando não existem receitas próprias e se está dependente da benemerência das entidades e das pessoas, como é o caso do Rancho da Praça, esse facto tem simultaneamente algo de aventura, desafio, coragem e determinação.

- Aventura, porque no campo associativo é necessário ter espírito de iniciativa, de alguma inovação e calculismo, para que com objectividade, cada empreendimento tenha um saldo positivo;

- Desafio, porque não podemos ficar "amarrados" à crise que a todos atormenta, quer às pessoas singulares quer às pessoas colectivas;

- Coragem, quando constatamos que apesar dos contratempos, dificuldades, contrariedades e algumas faltas de compreensão que se nos deparam no dia a dia e nos retiram muitas vezes o animo, uma voz oculta nos impele a continuar uma caminhada iniciada vai fazer 85 anos;

- Determinação, alimentada nos exemplos de pessoas que deram muito de si e da sua vida por esta Colectividade que deve merecer o respeito de todos.
Por isso, senhores associados, propomos o presente Plano de Actividades e Orçamento para o próximo ano, para que o Nosso Glorioso continue a afirmar-se como uma das Associações mais credíveis e importantes a nível local, nacional e internacional, só possível de realizar se os Pracistas quiserem. Pela nossa parte estamos cá para trabalhar.

RANCHOS:

Com é habitual, a prioridade das prioridades consiste na preparação cuidada dos nossos Ranchos Infantil e Adulto que são afinal os grandes representantes da Associação a nível nacional e internacional. Naturalmente que não descuraremos nunca e criaremos todas as condições e incentivos para que os outros ranchos que normalmente se constituem para dançar no São João, São Pedro e Feira Nacional de Artesanato possam apresentar-se com força, entusiasmo e alegria, porque só assim unidos é que conseguimos mostrar a grandeza e a alma que caracteriza a Gente da Praça.


DESLOCAÇÕES / ACTUAÇÕES:

- Quando a crise se instala socialmente, até as contratações do rancho para participar nas festas e romarias são penalizadas porque não há dinheiro, e consequentemente, as Comissões de Festas só apresentam como cartaz o mínimo de actividades de acordo com o orçamento que dispôem.

- Para contrariar essa adversidade, estamos continuamente numa prospecção de mercado a nível nacional, sendo por isso importante a forma como o Rancho da Praça se apresenta em público, tendo em conta a concorrência muitas vezes desleal proporcionada por outros ranchos. - Neste contexto, organizaremos em Vila do Conde anualmente um Festival de Folclore nas condições de Permuta, alternando num ano com ranchos adultos e noutro com ranchos infantis, para incentivar os pequenos dançarinos do nosso Rancho Infantil,

- A nível internacional, perspectiva-se e estamos em crer que se realizará, uma deslocação à Alemanha em Setembro, numa afirmação inequívoca da grandeza desta Associação sempre vocacionada para a divulgação de Vila do Conde.


SÃO JOÃO:

- Em cada ano que passa, a responsabilidade e a exigência não só das pessoas mas também a nossa, em apresentar cada vez mais qualidade, cor, brilho e alegria, obriga-nos a um trabalho aturado mas recompensado pelo dever cumprido. O entusiasmo continua a ser grande e as ideias que estão em desenvolvimento mas que nos coibimos de divulgar, serão o garante de mais um êxito. - Pretendemos reeditar o concurso das quadras de São João;

- Como sempre, os tradicionais cantares "atrás do Adro da Matriz" e as "idas à praia", merecerão a nossa devida atenção e empenho, em nome da secular tradição.


ACTIVIDADES NA SEDE:

- Não é fácil nos dias que correm, particularmente quando as pessoas têm tudo em casa e existe a famigerada e tão propalada e sentida crise, criar atractivos para que passem a frequentar a sede social com a regularidade que gostaríamos, dado que, não temos dinheiro para investir em programas que eventualmente só dariam resultados a médio prazo.

- No entanto, é preocupação constante através de várias iniciativas, dar vida às instalações sociais para, simultaneamente "chamar" as pessoas à sede e proporcionar alguma fonte de rendimento no bar, rendimento esse que, apesar de pouco, é essencial para cobrir muitas das despesas da Associação.


CONCURSO DE PESCA DESPORTIVA DE MAR:

Dado o êxito alcançado e o interesse manifestado pelos pescadores desportivos em participar, realizaremos o 5º Concurso Internacional de Pesca Desportiva de Mar "Rancho da Praça", sendo este mais um desafio, tendo em conta a responsabilidade e as exigências cada vez maiores numa prova desta envergadura.


ANGARIAÇÃO DE FUNDOS:

Tendo em conta o maior compromisso financeiro dos últimos anos e sendo o Rancho da Praça uma Associação sem recursos fixos, continuaremos junto dos sócios, simpatizantes, comércio e indústria locais, a angariação de fundos para a aquisição do armazém.

PATRIMÓNIO:

- O edifício sede continua a ser o nosso orgulho. Por isso a sua manutenção e consequentemente de todo o seu recheio, que constitui muito do nosso valioso património, continuará a merecer a nossa atenção e preocupação.

- Para tornar o armazém um espaço funcional para trabalhar e organizado para guardar os materiais e ferramentas, serão feitas as beneficiações necessárias e indispensáveis para tal.