III Festival da Primavera na Vila de Árvore - Vila do Conde



O Rancho Atual da Praça, embaixador da cultura Vilacondense, em Portugal e além fronteiras, parte integrante da fina flor do folclore, exibiu na nóbile Vila de Árvore, no III Festival da Primavera, a arte de saber dançar, numa coordenação perfeita e sintonia exímia com as nossas belas melodias, interpretadas pelo nosso coro e orquestra, fazendo jus ao epíteto do Rancho Mais Antigo de Portugal, honrando todos aqueles que por esta vetusta Instituição dedicaram parte da sua vida.

O momento apoteótico da noite ocorreu na genuína interpretação da emblemática Canção da Rendilheira - Hino do Rancho da Praça, do seu autor, Dr. Artur da Cunha Araújo, escrita para o seu querido Rancho, no qual, os indefectíveis pracistas que ali se encontravam louvaram o seu amado Rancho com muitos aplausos e vivas: "Viva a Praça"; "Viva o Mais Antigo de Portugal"; "Viva o Embaixador da cultura de Vila do Conde".

A chuva e não só, "caiu" aos pés do Rancho Mais Antigo de Portugal, numa premonição das tradicionais "orvalhadas a S. João", enquanto alguns ensaiavam à última hora e outros tentavam aprender algo mas que é inatingível e que não se pode copiar - a perfeição nas coreografias da Praça, a sua beleza singular, a sua alegria ímpar e o profundo sentimento colocado em cada palavra pronunciada e cantada.

Mas como disse Ventura do Paço, um dos maiores versejadores do Rancho da Praça:

"Tu és do monte, tem graça
Não ficas rica de gosto...
Quando vires dançar a Praça
Até morres de desgosto".

E foi isso que aconteceu na noite de 02 de maio de 2025 - uma autêntica rendição completa à originalidade e à arte de saber dançar do Rancho da Praça.

Viva a Praça!