<

 

Rancho do Centro de Reabilitação da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde - Touguinha em 2001
 


As relações de amizade e respeito entre o Rancho da Praça e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde não são de agora.

Para a história das duas instituições, merece destaque entre outros, um episódio interessante nos anos 80, altura em que a Santa Casa da Misericórdia estava na construção do seu primeiro complexo que abrange o Lar de Idosos, Clínicas e outros múltiplos serviços ao serviço da comunidade.

Nessa altura, a Rádio Foz do Ave, muito antes da legalização oficial, promoveu um debate de duas horas em directo entre o Rancho da Praça e o Rancho do Monte, estando presentes Carlos Marcelino e João José pela Praça e António Guimarães e Monteiro dos Santos pelo Monte.

Enquanto que para demonstrar a sua supremacia os do Monte queriam organizar um jogo de futebol, os representantes da Praça, muito mais preocupados e atentos às carências da nossa terra, lançaram o repto para que se organizasse um Festival entre os dois Ranchos a favor da Santa Casa da Misericórdia, atendendo à finalidade da obra e ao investimento que estavam a fazer. Em cima do palco se veria quem era o melhor.

Atento como sempre, o Sr. Provedor da Santa Casa – Eng. Arlindo Maia, abraçou a iniciativa. Fizeram-se algumas reuniões para promover o consenso e o bom senso entre as duas Associações e pode dizer-se que a nível de espectáculo e financeiro a iniciativa foi um êxito.

Não admira pois que o Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia tenha convidado o Rancho da Praça para participar no Festival Internacional de Folclore no dia 10 de Agosto de 2001, para assinalar a Construção do Futuro Centro de Reabilitação da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde em Fajozes.

Todavia, para além desta participação, o que mais nos honrou e sensibilizou, foi o convite para o Rancho da Praça apadrinhar o Rancho do Centro de Reabilitação da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde em Touguinha. A alegria sentida em cada um dos seus componentes e o entusiasmo posto durante a pequena actuação que fizeram, são momentos inolvidáveis e algo que deve servir de reflexão para todos.

Se entre o Rancho da Praça e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde já existiam muitos pontos em comum, particularmente na inserção e no trabalho na e para a comunidade, estamos convictos que essa amizade ficou ainda mais reforçada.