25º. ANIVERSÁRIO DA GEMINAÇÃO

VILA DO CONDE – FERROL


          Tendo sido o Rancho da Praça um dos promotores da Geminação entre Vila do Conde e o Ferrol, é natural que a Direcção desta Colectividade tenha tomado a iniciativa de assinalar condignamente esta efeméride. A sua realização teve lugar  nos dias 16 e 17 de Maio de 1998 conforme programa reproduzido noutro local.

          Apesar da “obrigatoriedade” citada, é importante conhecer outros motivos que nortearam esta realização:

1.      Provocar as entidades oficiais das duas cidades para fortalecerem e dinamizarem as relações culturais e desportivas, para um melhor conhecimento dos dois povos;

2.      Chamar a atenção dos empresários das duas cidades para as oportunidades empresariais tendo em conta o potencial de cada uma das terras, numa altura em que não existem fronteiras e as transacções intracomunitárias são cada vez mais facilitadas;

3.      Lembrar, homenageando, os principais obreiros desta Geminação e que hoje por razões que não descortinamos estão oficialmente esquecidos – D. Ricardo Nores Castro, Adroaldo Gonçalves de Azevedo e Albino dos Santos Ferreira.

          O programa do dia 16 realizado no Auditório Municipal foi um dos momentos altos desta jornada de união entre os povos das duas cidades.

          A Mesa de Honra foi constituída por: Eng. Santos Ferreira – Presidente da Assembleia Geral do Rancho da Praça; Eng. Mário Almeida – Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde; Xaime Bello – Vereador do Ayntamiento do Ferrol; Marcelino Eusébio – Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde; Dr. António Amorim – Historiador e conferencista; José Varela – Jornalista, e conferencista; Júlio Félix – Presidente Conselho Fiscal do Rancho da Praça; Xaime Fernandez – Presidente do Real Coro Toxos e Froles; Carlos Marcelino – Presidente do Rancho da Praça.

          A Conferência esteve ao nível da importância do acto comemorativo, pois os oradores convidados, Dr. António Amorim e D. José Varela, cujos trabalhos reproduzimos noutro local, como se esperava, prenderam a atenção do muito público que enchia o Auditório.

          A emissão da Medalha Comemorativa com projecção de slides, foi um marco para perpetuar esta efeméride de 25 anos, e simultaneamente perpetuar os nomes dos obreiros e intervenientes desta geminação.

          A homenagem do Rancho da Praça aos três principais obreiros e ainda ao Real Coro Toxos e Froles, que com o Rancho da Praça é promotor desta Geminação, foi naturalmente muito aplaudida. Enquanto o Presidente do Rancho da Praça enaltecia as qualidades dos homenageados, no ecrã eram projectados slides dos homenageados. Aos familiares foram entregues placas de prata, medalhas e pergaminhos.

          De realçar a presença do Presidente e Secretário da Associação de Veciños de Caranza (local onde está situada a Rua de Vila do Conde no Ferrol), e de todos os elementos do Real Coro Toxos e Froles e do Terra Meiga, completamente trajados, e a oferta da bandeira da cidade de Ferrol pelo Toxos ao Rancho da Praça.

          A finalizar este acto, o Sr. Presidente da Câmara fez o elogio dos homenageados com base na vivência que com eles teve, e homenageou o Rancho da Praça com uma bonita placa de prata.

          No dia 17, a romagem ao cemitério foi outro dos pontos altos. Para além de muita gente que se associou a esta homenagem, os componentes do Rancho da Praça, do Toxos e Froles e do Terra Meiga, todos eles fardados, integraram esta romagem.

          Aqui imperou o sentimento e a saudade. Lembrando todos os Pracistas ali sepultados, no cruzeiro central do cemitério foi colocada uma coroa de flores e pelo Presidente da Assembleia Geral foram proferidas sentidas palavras.

          Nas campas de Adroaldo Gonçalves de Azevedo e de Albino dos Santos Ferreira foram descerrados pelos familiares uma placa de mármore a assinalar a efeméride. O Eng. Santos Ferreira fez o elogio ao Sr. Adroaldo Azevedo, e Carlos Marcelino ao Sr. Albino Ferreira, pessoa com quem privou de perto durante muitos anos e a quem sempre considerou como o seu mestre e um exemplo a seguir. O Presidente do Toxos e Froles junto â campa de Albino Ferreira lembrou também que este foi sempre considerado o embaixador do Ferrol em Vila do Conde, tal era o seu amor por aquela cidade.

          Seguiu-se a missa solene na Igreja Matriz cantada por um grupo de cantores de Ferrol, entre os quais José Maria Porta e outros amigos, sendo de referenciar as palavras elogiosas ao trabalho do Rancho da Praça, pelo Rev. Prior de Vila do Conde – Padre Arlindo Torres.

          Para encerramento destas comemorações, o Festival de Folclore na Alameda foi um dos momentos de rara beleza pela música dos grupos presentes, pela coreografia, pelo colorido, pelo canto e pelo encanto proporcionado às muitas pessoas que ali se deslocaram.

          Assinale-se ainda a presença de muitos ferrolanos moradores no Polígono de Caranza, que se deslocaram expressamente a Vila do Conde para assistir a estas Comemorações.