![]()
![]()
![]()
Rancho da Praça - Real Coro e Toxos e Froles
( ... continuação )
Em Agosto de 1974 os Toxos oferecem uma vez mais uma mostra do seu folclore na Feira Nacional de Artesanato. Em Junho de 1976 voltam uma vez mais a Vila do Conde.
Nos anos que se seguem, celebrar-se-ão em ambas as cidades, a coincidir com as suas festas patronais, os "Dias" dedicados às mesmas, contando sempre com representação institucional e dos grupos folclóricos. Ao mesmo tempo, durante a celebração da Feira de Mostras do Ferrol, dedica-se um "Dia de Portugal", com a exibição no seu pavilhão do rico e variado artesanato de Vila do Conde.
Em Janeiro de 1977, recebe-se na Câmara do Ferrol o testemunho de amizade e afecto transmitido pelos novos membros da Câmara Municipal de Vila do Conde, consoante com o acordado na primeira sessão pública. Em Julho de 1979 os ranchos deleitam de novo os ferrolanos com a sua exibição.
Nos primeiros dias de Dezembro de 1979, uma delegação ferrolana, presidida pelo presidente da Câmara Jaime Quintanilla e a quem acompanham os Toxos, com o seu presidente Manuel Pérez de Arévalo e outras representações locais, assiste ao acto póstumo de homenagem a Ricardo Nores , embaixador de Vila do Conde no Ferrol. O presidente da Câmara Municipal, com a presença dos Ranchos da Praça e Monte, fazem a entrega a Maria Castro, Víuva de Ricardo Nores, recentemente falecido, o título de "Cidadão de Honra de Vila do Conde" e da "Medalha de Mérito" ( a primeira concedida pela vila portuguesa ) pelo seu importante contributo para a geminação entre os dois povos.
Desde aquela altura, os relacionamentos entre as cidades foram estreitas. O grupo Toxos e Froles participou com assiduidade nas festas de Vila do Conde, ao tempo que os ranchos assistiam às celebrações no Ferrol. Isto durou até ano 1986. A partir de 1990, as velhas relações tomam nova dimensão quando Xaime López torna à presidência dos Toxos. Desde então o relacionamento volta a reactivar-se. Em Setembro de 1996, o Rancho da Praça nomeia Ricardo Nores Castro (filho) o seu embaixador no Ferrol.
Como continuação, celebra-se em Vila do Conde, durante as festas de S. João de 1998, os vinte e cinco anos desta amizade duradoura com o Ferrol. Numa sessão solene, o presidente da Câmara do Ferrol , Juán Blanco Rouco recebe do presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Mário Almeida, uma peça em bronze com o símbolo das Rendas de Bilros e como sinal dessa longa fraternidade entre povos dos dois municipios a que presidem. Vários centenas de ferrolanos invadem as ruas enfeitadas da cidade para festejarem o acontecimento junto dos seus fraternais paisanos vilacondenses, que em companhia dos Toxos e Froles e Terra Meiga , junto dos Ranchos da Praça e Monte, amenizam a efeméride até altas horas da noite.
Devolvendo a anterior visita, uma representação institucional e popular de Vila do Conde é cumprimentada nos dias 29 e 30 de Agosto. O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Mário Almeida é nomeado presidente de honra da Câmara do Ferrol.
![]()