![]()
Cidade do Ferrol Situação geográfica - O Ferrol aparece situado no ângulo noroeste da Península Ibérica, banhada pelas águas do Atlântico. Pela sua posição marítima, goza de um clima oceânico, com umas temperaturas mornas ao longo de todo o ano.
A cidade acha-se no fundo da beira setentrional da sua ria ( formada pelo rio Grande de Júvia ) e o seu porto natural está protegido pelos montes, dos ventos e dos temporais. Mercê desta priveligiada situação geográfica, desfruta de águas aprazíveis - de grande riqueza peixiera e marisqueira - e de boas terras e bosques. Essas condições naturais explicam que este liroral da Galiza fosse povoado desde tempos muito antigos.
Contextualização política administrativa - Ferrol é uma das sete cidades mais importantes da Galiza, junto da Corunha, Santiago de Compostela, Lugo, Ourense, Ponte-Vedra e Vigo.
A Galiza é uma nacionalidade histórica com categoria de Comunidade Autónoma e Estatuto de Autonomia desde 1981, e abrange as províncias da Corunha, Lugo, Ourense e Ponte-Vedra.
O Concelho do Ferrol faz parte da Província da Corunha. Os 315 concelhos que conformam a Comunidade Autónoma Galega organizam-se, por sua vez, em organismos supramunicipais chamados Deputações Provinciais.
A Constituição de 1978 consagra o Estado Espanhol como uma Monarquia Parlamentar. A sua organização territorial fica articulada, desde aquela altura, em concelhos, províncias e Comunidades Autonómicas. Os concelhos são, portanto, as instituições políticas mais próximas da cidadania, e os seus governos municipais actuais elegem-se cada quatro anos.
Castelo de San Felipe e a enseada de Malata