PORTUGUESES APRESENTARAM

SONS DESACOSTUMADOS

          Münster. Sons desacostumados ressoavam sábado de manhã em frente à Câmara Municipal. Música popular apresentada pelo Rancho Folclórico mais antigo de Portugal. Este concerto espontâneo, levou a que transeuntes se demorassem alguns minutos. Os cantores, 52 artistas do Norte de Por tugal viajaram este fim de semana da sua cidade Vila do Conde para a metrópole Vestefalia, com o objectivo de realizar em Münster um acontecimenu único: Os dias de cultura portuguesa.  Uma recepção com a Presidente da Câmara Marion Tüns, na Câmara Municipal, constituiram o princípio des­ta Festa.

          Aí houve beijinhos para a Presidente, e logo de seguida, uma série de lembranças: Uma caravela em liligrama de prata - isto é, um navio português típico; um livro sobre Vila do Conde; uma medalha da cidade e uma almofada de rondas de bilros, entre outros. Juntamente com o Rancho Fol­clórico, estavam as Rendilheiras, repre­sentantes da sua cultura, e que já leva­ram presentes internacionais para casa, e são a maior atracção em Vila do Conde. Aí também se realiza anual­mente a maior Feira de Artesanato de Portugal.

          Uma mostra da cultura vilaconden­se foi apresentada no sábado e domin­go a visitantes interessados, na sede portuguesa e no centro dos jovens portugueses. Juntamente com as dan­ças e cantares do Rancho Folclórico, que brindaram de alegria portuguesa, houve uma exposição de rendas de bilros, assim como trabalhos de dois estudantes de Arte de Vila do Conde.

          Para além disso, foi apresentado um filme em vídeo da cidade dos hóspe­des, e no sábado à noite houve grande divertimento com guitarras portuguesas e fado, uma música característica de Portugal. E entrementes, podia-se apreciar as Rendilheiras da Praça no seu trabalho. Como a velha tradição manda, estavam sentadas no chão manejando o fio com os vários bilros, fazendo habilidades e lindos modelos.

          Os dias culturais iniciaram-se no sábado ao meio dia, pelo Vice-Consul de Portugal Sr. Poncas, agradecendo aos organizadores por esta Festa, em Münster.  António Machado, Presidente da sede portuguesa, desejou uma profunda amizade entre estas duas cultura durante dias. A Presidente da Cárnar Municipal Marion Tüns, defende a cor servação destas culturas distintas num período em que se estão a abrir as fronteiras. 

          A ideia dos dias culturais portugueses começou a existir há 6 anos atrás nas férias de verão de Karl-Heinz Molinghoff, relator estrangeiro na Carite para a diocese de Münster. Durante esta visita, foram feitos planos conjuntamente com José Maria Laranjeira, natural de Vila do Conde e residente ­em Münster, podendo agora ser realizados os desejos dos portugueses residentes em Münster, de consolidar relação entre as duas cidades, tendo como finalidade uma geminação entre Münster e Vila do Conde.